Publicado em 13 de novembro de 2017 às 15:05 pm

HUPES e MCO levam Ebserh Solidária para subúrbio ferroviário

Nessa sexta-feira (10/11) o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e a Maternidade Climério de Oliveira da UFBA se uniram para participarem do primeiro Mutirão Ebserh Solidária, uma ação nacional de atendimento itinerante à saúde que, em Salvador, foi até o bairro de Plataforma no subúrbio de Salvador com ações educativas e assistenciais.

Maria Justina Santos, moradora do bairro há 32 anos, chegou cedo com a filha para participarem da ação. “É muito bom ter esse atendimento aqui hoje. Não temos posto de saúde perto, então aproveitamos para ter uma consulta com um pediatra”, contou Maria Justina Santos, moradora do bairro há 43 anos.

Durante todo o dia foram realizados atendimentos na área de Dermatologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Pediatria. Além disso, outros setores e serviços estiveram presentes com atividades educativas, como Odontologia, Hepatologia, Nutrição, Banco de Leite e a Unidade de Reabilitação.

Para além da assistência, a atividade ainda mostrou-se uma boa oportunidade de aprendizado tendo a participação ativa de internos de medicina estudantes de graduação estudantes , residentes médicos e da residência Multiprofissional.  Maria Rafaela Alves, farmacêutica no 2º ano da Residência Multidisciplinar do HUPES participa de uma ação desse tipo pela terceira vez e conta como é gratificante e enriquecedor para seu aprendizado. “Ficamos mais próximos das pessoas, de quem precisa realmente, entramos no mundo deles e isso é muito importante para o profissional. Também é uma boa oportunidade de levarmos a saúde preventiva para essa população”, afirma.

A gerente de ensino, pesquisa e extensão, professora Lúcia Noblat, reafirmou a importância destas ações como forma de aproximar a universidade da sociedade e o ensino da realidade de saúde das comunidades. Ela reafirma a necessidade de ações contínuas para que a universidade saia dos seus muros e exerça o seu papel social.