Gerência de Ensino e Pesquisa

O Complexo HUPES possui como missão voltada para o estímulo ao ensino, pesquisa e extensão que tem sido reconhecida nacionalmente como referência na formação de profissionais para a área de saúde e afins, em nível de graduação, pós-graduação e extensão. É campo de prática para alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, além de outras áreas de formação como Administração, Engenharia e Arquitetura.

Os quase 10 mil estudantes de graduação que frequentam o Complexo HUPES, contam com uma estrutura composta por 23 salas de aula e espaços multiprofissionais (incluindo uma para teleconferência), 03 auditórios, e salas de estudos com acesso à internet, todos climatizados e preparados para oferecer excelentes condições para a realização de atividades acadêmicas. Além disso, um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas abriga diversas sessões clínicas, aulas expositivas, eventos científicos e o acolhimento de alunos e residentes.

O Complexo HUPES disponibiliza, ainda, aos professores, estudantes e funcionários o acesso à Biblioteca do Hospital, além da Biblioteca Universitária de Saúde da UFBa, ambas funcionando em rede, com acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de dados da área de saúde.

Gerência de Ensino e Pesquisa

O papel da Gerência de Ensino e Pesquisa na estrutura organizacional reafirma o posicionamento estratégico da produção de conhecimento e da formação de profissionais de saúde dentre as prioridades da instituição.

Como principais atribuições da Gerência de Ensino e Pesquisa estão a normatização dos estágios de graduação e pós-graduação e o acompanhamento das diversas escolas da UFBA que utilizam o Complexo HUPES como campo de prática, o cadastramento das informações referentes ao ensino, incluindo controle do número de estudantes, estagiários e professores, além do controle de projetos de pesquisa e da produção científica realizados no âmbito da instituição.

Todos os anos, a Gerência de Ensino e Pesquisa organiza e realiza o Acolhimento dos Residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, em parceria com outros serviços da instituição e com as escolas da área de saúde da UFBa. A atividade tem como objetivos principais estreitar as relações entre os alunos e o Hospital, além de capacitá-los para lidar com as normas e rotinas do Complexo HUPES.

Ainda no campo do ensino, em 2011, o Complexo HUPES aderiu à Política do Ministério das Relações Exteriores para a capacitação de médicos e outros profissionais de saúde dos países latino-americanos nos Hospitais Universitários brasileiros. Desde então, já foram recebidos cinco estagiários colombianos nas áreas de pediatria, cirurgia, dermatologia e anestesia.

Também por meio do acordo de cooperação internacional do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a ANVISA, o Complexo HUPES foi credenciado no projeto de Cooperação Internacional para Farmacovigilância, em 2012. Além disso, a instituição foi selecionada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde para treinamento prático de farmacêuticos hospitalares, sendo considerado como hospital de excelência para o ensino da Farmácia Hospitalar.

: Profª Dra. Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat
Localização: 1º andar do HUPES