Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia – NECBA

O Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia (NECBA) visa dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas clínicas experimentais (ensaios clínicos) e observacionais capitaneadas por investigadores do corpo docente e do corpo clínico do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES), da Universidade Federal da Bahia. Outro objetivo do NECBA consiste em viabilizar tratamentos especiais devidamente autorizados pelos órgãos regulatórios nacionais, como programas de “acesso expandido”, aos pacientes do Complexo HUPES, também sob a liderança do corpo clínico do hospital.

A infraestrutura física do NECBA apresenta uma ala clínica e outra administrativa-laboratorial. A ala clínica conta com consultórios médicos e com poltronas para a infusão de medicamentos. A ala administrativa-laboratorial conta com câmaras frias para a estocagem de medicamentos; freezers para a estocagem de espécimes clínicos; arquivo com baias móveis para a estocagem confidencial de documentos das pesquisas e seus sujeitos; e escritórios que podem ser utilizados pelas equipes executoras, de monitoria e de auditagem das pesquisas.

A equipe operacional do NECBA é constituída por coordenadoras de estudo, enfermeira, auxiliar de enfermagem, secretária, farmacêutica, economista e estatística. Somadas, a infraestrutura e essa equipe permitem que o núcleo funcione como uma plataforma para implantação e execução das pesquisas e programas assistenciais específicos de acesso a medicamentos.  A farmacêutica dedicada ao núcleo se encarrega do armazenamento, manipulação e distribuição dos medicamentos empregados nas pesquisas, além de realizar a randomização e seguimento fármaco-terapêutico dos pacientes.

A equipe do NECBA está à disposição dos integrantes do corpo clínico e do corpo docente do Complexo HUPES, para auxiliar desde o planejamento à execução da pesquisa. Ficamos no primeiro subsolo das alas A e B do hospital.

Coordenação: Prof. Albert Schriefer
Localização: 1º. Subsolo – HUPES