Pesquisa

Apresentação

O Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica está ligado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEPE) e tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento científico/ tecnológico e formação profissional em saúde dentro do Complexo HUPES, em consonância com as políticas públicas da Saúde, Educação, Tecnologia e Inovação.

A pesquisa clínica tem historicamente evoluído no Complexo HUPES, especialmente devido ao comprometimento de nossos pesquisadores. Apesar disso, existe uma lacuna entre o desenvolvimento da pesquisa clínica e o envolvimento do hospital como instituição operacional desses projetos e centro formador de pessoas. Dessa forma, o Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica, com o apoio da GEPE, almeja promover a parceria entre instituição e pesquisadores, por meio de organização da gestão, de modo a amplificar e difundir a pesquisa científica local.

A inovação tecnológica também deverá ser estimulada no Complexo HUPES, a princípio por meio de avalições técnicas de novos insumos/tecnologias ou de tecnologias já existentes com fins de incorporação no SUS. Esse trabalho deverá ser liderado pelo Setor, porém certamente necessitará da participação dos especialistas multidisciplinares que integram nosso corpo profissional. Além disso, esperamos a participação colegiada de outros hospitais universitários nessa desafiadora tarefa.

Desde o início de suas atividades, em agosto/2015, o Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica está formando sua equipe de trabalho, planejando ações de estruturação física, tecnológica e de pessoal, criando e atualizando fluxos de trabalho e realizando atividades de educação permanente em temas relacionados à pesquisa. Certamente existem muitas tarefas a fazer, demandas a atender, mas esperamos avançar no processo de gestão da pesquisa no hospital.

Nosso espaço físico atual corresponde a uma sala na GEPE e à área física do Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia (NECBA), situado no primeiro subsolo do hospital. O NECBA é uma unidade ligada ao Setor que deverá ser reestruturado com o objetivo de gerenciar as pesquisas científicas realizadas no Complexo HUPES.

Equipe:

  • Setor de Gestão de Ensino e Inovação Tecnológica

Chefe:  Adriana Lopes Latado Braga (3283-8243/ adrianalatado@cardiol.br/ abraga@ufba.br)
Estatístico: Lívia Brito (3283-8243; livia.brito@ebserh.gov.br)
Economista: Harrison Floriano (3283-8243; harrisonfloriano@yahoo.com.br)

  • Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia (NECBA) – 3283-8278/3283-8256

Consultorias para pesquisadores

Editais vigentes

Eventos

Inovação tecnológica

Links interessantes

NECBA

Pesquisa bibliográfica

Publicações

Submissão de projetos de pesquisa