Residência Integrada Multiprofissional em Saúde

O pioneirismo histórico do Complexo HUPES em diversos aspectos da produção de conhecimento levou em 2010, a criação da primeira turma do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, cujo projeto e discussões foram iniciados em 2008, antes mesmo da instituição dos Programas de Residência Multiprofissional e em Áreas Profissionais de Saúde do Ministério da Educação.

A Residência Multiprofissional em Saúde é uma modalidade de educação profissional, em nível de pós-graduação Lato-sensu, desenvolvida em ambiente de serviço mediante supervisão docente-assistencial. Orientada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporciona aos residentes uma formação baseada numa visão abrangente do processo saúde-doença e em formas de atuação integral, multiprofissional e interdisciplinar.

Como importante diferencial, o Programa tem como porta de entrada dos Residentes as Unidades Básicas de Saúde, onde eles conhecem a importância da Atenção Básica e sua relação com os diferentes níveis do cuidado em saúde. A residência está organizada a partir das linhas de cuidado estabelecidas nas políticas públicas do Ministério da Saúde, incluindo as áreas de concentração de saúde do adulto, saúde da criança e saúde mental.

Destina-se à formação de profissionais graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O foco é a atuação no nível hospitalar, que propicia aos estudantes uma visão global e hierarquizada da assistência, a partir da sua inserção nos três níveis de atenção à saúde. Com isso, articula esforços de diferentes unidades de ensino e serviços, no âmbito do Complexo HUPES, da UFBA e do sistema de saúde.

A abordagem pedagógica adotada, de modo a responder às políticas de saúde e aos novos modelos assistenciais baseados numa concepção ampliada de saúde, na integralidade das ações, na organização e gestão dos serviços de forma hierarquizada, e na incorporação de recursos tecnológicos.

O Programa de Residência Multiprofissional anualmente oferece 21 vagas, com o objetivo de capacitar profissionais de saúde, mediante a educação em serviço, para uma atuação de caráter crítico, investigativo e propositivo no âmbito técnico, político, ético e de gestão na área de saúde.