Ouvidoria

Formalmente criada em 26 de junho de 2007, a Ouvidoria está vinculada à Diretoria Geral, constituindo-se um canal democrático de comunicação permanente entre os usuários e a direção da instituição. Compete à Ouvidoria receber manifestações dos cidadãos, tais como: reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações de informações.

O papel da Ouvidoria é de mediação e de busca do equilíbrio entre os atores envolvidos (usuários, gestor e serviços/setores da instituição). Além de receber as manifestações, a Ouvidoria efetua orientação, encaminhamento, acompanhamento da demanda e o retorno ao usuário, de forma a propiciar uma resolução adequada aos problemas apresentados, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Ouvidoria propõe-se, ainda, a integrar e estimular práticas que ampliem o acesso dos usuários ao processo de avaliação dos serviços públicos de saúde, viabilizando a sua participação no controle social e contribuindo para o aprimoramento da qualidade da prestação dos serviços.

Além de ser um canal de comunicação imparcial e democrático, constitui uma efetiva ferramenta de gestão para que o gestor possa realizar melhorias dos processos de trabalho, proporcionando mais qualidade no atendimento à população.

O serviço segue os princípios organizativos do SUS, com foco na humanização, sendo um mecanismo que estimula a participação do usuário à medida que exerce controle social.

Regulamento da Ouvidoria

Canais de Acesso
Pessoalmente, carta, email ou pelo Portal da Saúde

Coordenadora da  Ouvidora
Maralba Jordão

Localização
HUPES, pavimento térreo, ala central, em frente à recepção principal

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, 07 às 16h

Contatos
Telefone: (071) 3283-8179, 0800-2840011 e 136.
e-mail: ouvidoria@hupes.ufba.br